Clima em Amsterdam

Para saber mais sobre o clima em Amsterdam, primeiro vale saber que existe uma variação muito frequente, desde ventos, chuvas, sol, etc…
Vamos tentar detalhar um pouco sobre as estações do ano, também dar algumas dicas de aplicativos para saber a previsão do tempo e chuva em Amsterdam. Caso você não esteja se mudando para Amsterdam, acreditamos que nossas dicas serão interessantes para escolher qual a melhor época para visitar Amsterdam.

Condições climáticas em Amsterdam

Chuva

Amsterdam é bem conhecida por chover bastante. A chuva em Amsterdam é uma constante, podendo chover praticamente todos os dias, em diversos momentos. Ao contrário de muitas grandes cidades, os cidadãos de Amsterdam não param de fazer o que estão fazendo por causa de chuva, nem mesmo andar de bicicleta. Em muitos casos a chuva pode ser bem fraca. No final do artigo, você poderá encontrar um aplicativo e site que te informa a cada minuto se vai chover e qual a intensidade.

Neve

Nevar em Amsterdam já algo mais raro, sendo celebrado pelos moradores, ocorrendo no inverno e normalmente em períodos curtos. Em alguns anos, os canais chegam a se congelar e é possível andar ou patinar sobre eles, o que torna ainda mais interessante quando neva em Amsterdam.

Vento

Tão frequente ou até mais que as chuvas citadas acima, temos muitos vento em Amsterdam, o que pode atrapalhar o uso do guarda-chuva ou até mesmo andar de bicicleta (sim, pode ventar tão forte que derruba as pessoas de suas bicicletas, gerando inclusive alertas na cidade inteira.

Apesar de frequentes, também fazem parte do dia a dia e não chegam a se tornar um problema na maioria dos casos (o vídeo acima é uma exceção).

As estações do Ano em Amsterdam

Agora que já sabe um pouco + sobre as adversidades climáticas de Amsterdam, vamos entrar um pouco + em detalhes nas estações do ano, que são bem diferentes uma da outra, e caso não venha morar em Amsterdam, tentaremos também indicar qual é a melhor época para visitar Amsterdam.

Abaixo listamos as estações Metereológicas, que consideram apenas a localização. Existe também outro tipo de comparar as estações, chamadas estações astronômicas.

Inverno – Dezembro a Fevereiro

As características mais comuns do inverno de Amsterdam é o anoitecer mais cedo (por volta de 16/17h já está ficando escuro) e a temperatura, é claro. As temperaturas caem bastante, mas raramente ficam abaixo de zero, e quando ficam, a diferença não é tão extrema.
No inverno não são tão frequentes as atividades externas, assim como os parques acabam ficando mais vazios, e com isso o inverno acaba sendo um dos períodos com preços mais baratos e menos turistas.

Variações de temperatura no Inverno em Amsterdam

  • Dezembro: as temperaturas em Amsterdam variam entre 1°C e 7°C
  • Janeiro: as temperaturas em Amsterdam variam entre 3°C e 7°C
  • Fevereiro: as temperaturas em Amsterdam variam entre 3°C e 6°C

Primavera – Março a Maio

Por muitos considerada uma das melhores épocas pra se visitar Amsterdam, a Primavera em Amsterdam atrai muitos turistas principalmente pelo famoso cultivo de tulipas da Holanda.
Durante a primavera o famoso parque Keukenhof abre com seus lindos campos floridos, cada ano tendo um tema diferente. Assim como a maioria das estações em Amsterdam, a primavera possui uma enorme variação entre as condições climáticas, podendo chover de repente, ventar muito, além de esquentar ou esfriar subitamente a noite.

É também durante a primavera que ocorre a maior festa da Holanda: O Dia do Rei, realizado em 27 de Abril em comemoração ao aniversário do Rei. Nesse dia os holandeses saem as ruas para comemorar, normalmente vestidos de laranja (a cor tradicional do país), e as crianças vendem seus objetos antigos nos parques, além de diversos eventos ao longo da cidade toda. Em breve daremos mais detalhes sobre o Kingsday.

Variações de temperatura na Primavera em Amsterdam

  • Março: as temperaturas em Amsterdam variam entre 6°C e 10°C
  • Abril: as temperaturas em Amsterdam variam entre 7°C e 11°C
  • Maio: as temperaturas em Amsterdam variam entre 11°C e 16°C

Verão – Junho a Agosto

O verão em Amsterdam, diferente do Brasil, não costuma ter temperaturas muito elevadas, podendo ficar abaixo de 20°C em diversos dias, e ao contrário do inverno, anoitece por volta de 21/22h. Mesmo com as temperaturas quentes (que as vezes chegam a passar dos 30°C), vale a pena ter alguma blusa sempre a mão, pois as temperaturas podem cair bastante em alguns dias, além das costumeiras chuvas e vento.

Graças aos dias mais longos, é bem comum fazer passeios no parque, piqueniques (e churrascos), além dos bares e pontos turísticos estarem mais movimentados, desta forma aumentando os preços e a confusão no centro da cidade, por exemplo. Também é um período com diversos festivais de verão, de diversos tipos, atendendo desde crianças a adultos.

Variações de temperatura no Verão em Amsterdam

  • Junho: as temperaturas em Amsterdam variam entre 11°C e 17°C
  • Julho: as temperaturas em Amsterdam variam entre 12°C e 20°C
  • Agosto: as temperaturas em Amsterdam variam entre 12°C e 20°C

Outono – Setembro a Novembro

O outono em Amsterdam realmente pode ser chamado de outono, tendo o amarelo e a queda das folhas como sua principal característica marcante, embelezando a cidade. As temperaturas caem novamente, não tanto como no inverno, porém é possível dias muito frios e chuvas de granizo, além de voltar a anoitecer mais cedo.
O número de turistas cai um pouco, em comparação com o verão, deixando um pouco mais tranquilo andar pela cidade.

Variações de temperatura no Verão em Amsterdam

  • Setembro: as temperaturas em Amsterdam variam entre 10°C e 17°C
  • Outubro: as temperaturas em Amsterdam variam entre 9°C e 14°C
  • Novembro: as temperaturas em Amsterdam variam entre 6°C e 9°C

Previsão do tempo e aplicativos


Selecionamos alguns aplicativos que irão te ajudar no dia a dia em Amsterdam:

BuienAlarm e BuienRadar

Apesar de estarem em holandês, estes dois aplicativos são extremamente úteis, avisando em tempo real as condições de chuva, além da previsão do tempo e radar dos ventos.

BuienRadar: Android / iPhone
BuienAlarm: Android / iPhone

Weeronline

Assim como os 2 aplicativos acima, o Weeronline também informa sobre a chuva com seu radar, porém possui previsões do tempo mais detalhadas, assim como dicas de atividades para os próximos 14 dias e as condições dos raios UV.

Weeronline: Android / iPhone

Accuweather e The Weather Channel


Estes 2 aplicativos são mais focados na previsão do tempo em geral, ao redor do mundo, porém possuem diversas informações também sobre vento e chuvas, além de estarem disponíveis em vários idiomas e em alguns casos, mais fáceis de usar.

Accuweather: Android / iPhone
The Weather Channel: Android / iPhone