Procurando emprego e estágio em Amsterdam e Holanda

Neste artigo vamos tentar ajudar vocês no processo de encontrar um emprego ou estágio em Amsterdam.

Indíce

Pré-requisitos para procurar emprego em Amsterdam e Holanda

Idiomas

Se você está procurando emprego em Amsterdam, um dos principais fatores é saber pelo menos falar inglês. Amsterdam possui diversas empresas que não exigem o Holandês como pré-requisito, mas se torna um grande diferencial, já que muitas vagas aceitam apenas o Holandês.

Para facilitar no processo, existem diversas maneiras de estudar um novo idioma, que listamos abaixo:

Aulas de Inglês ou Holandês Online ou Aplicativos

Existem diversos sites e aplicativos que poderão te ajudar a aprender Inglês ou Holandês e abaixo você poderá encontrar os mais populares:

Aulas de Inglês ou Holandês presenciais em sua cidade

Você pode não estar acostumado a aulas online ou realmente prefira uma aula presencial. Para isso, recomendamos acessar o site da Embaixada dos Países Baixos no Brasil. Como não encontramos na lista, seguem abaixo algumas escolas de Holandês em São Paulo:

Aulas particulares de inglês ou holandês

Você também poderá pesquisar professores particulares, que podem te dar treinamentos mais específicos.
Uma dica de site é o Portal Profes, onde você pode fazer orçamento com diversos professores diferentes:

Pesquisar cidades vizinhas

Ainda que você queira de fato morar em Amsterdam, não se limite a buscar apenas na cidade. A Holanda é um país bem pequeno e com excelentes formas de transporte. Com isso, você aumenta suas chances de conseguir um emprego na Holanda.
Algumas cidades recomendadas:

  • Utrecht
  • Hoofdorp
  • Zaandam
  • Rotterdam
  • Haarlem
  • Amersfoort
  • Almere

Existem muitas outras cidades próximas a Amsterdam. Pesquise um pouco sobre a região e veja quanto tempo demora para se locomover, com auxílio de sites como o Google Maps.

Numero de telefone holandês

Antes de montar seu currículo, uma dica que pode ajudar a receber mais contatos para sua candidatura, é obter um número de telefone válido para a Holanda.

O Skype disponibiliza um serviço que te dá um número local (neste caso, da Holanda) e as empresas poderão fazer uma ligação local e ela será redirecionada para seu Skype, no Brasil. O serviço é pago, cobrando uma taxa que é cobrada trimestralmente ou anual, mas pode valer a pena.

Atualizar currículo e Linkedin para inglês

É muito importante ter seu currículo atualizado para o Inglês antes de aplicar para uma vaga na Holanda. Outra dica importante é criar e manter atualizado um perfil no site Linkedin. Muitos recrutadores utilizam o site para buscar candidatos.

No link a seguir, você poderá encontrar um modelo para seu currículo em inglês:
Como elaborar seu currículo e download de modelo

Cover Letter – Carta de Apresentação

O propósito da carta de apresentação é dar mais detalhes sobre você e suas motivações a se candidatar para a vaga. Seu objetivo é convencer o recrutador que você é a pessoa certa para o cargo, portanto seja claro, direto e demonstre conhecimento sobre a empresa.

Na página a seguir, damos mais exemplos de como elaborar sua carta de apresentação, e como sempre, o download de um modelo pronto.
Download de modelo de cover letter

Pesquisar sobre o Mercado de trabalho

Por ser algo bastante específico, não temos como comentar sobre todos os mercados. Mas a dica que podemos dar é tentar acompanhar sobre sua área, seja com pessoas da área, fóruns, Linkedin, e claro, observando as vagas de emprego.

Sites de empregos em Amsterdam e Holanda

Existem diversos sites de emprego que podem te ajudar a achar as vagas necessárias. Faça bastante pesquisa para encontrar a oportunidade correta. Uma dica é usar o Google da Holanda (google.nl). No link a seguir vocês poderão encontrar uma lista atualizada com diversos sites para procurar emprego ou estágio em Amsterdam e na Holanda.

Também publicaremos algumas vagas em nosso blog, na categoria Empregos

Salários Médios em Amsterdam e Holanda

Os salários médios na Holanda são bastante competitivos em relação aos outros países europeus, e os expatriados contam em alguns casos com vantagens especiais em tributação (chamada 30% ruling), tornando isento do imposto 30% do seu salário. Para ter direito ao benefício, eles devem receber um salário bruto mensal de no mínimo € 4371.00.

Abaixo listamos alguns sites que disponibilizam alguns dados sobre salários para determinadas áreas:

Salário Mínimo em Amsterdam

O salário mínimo em Amsterdam é variável de acordo com a sua idade e pode ser encontrado no site do governo da Holanda, clicando aqui.